h1

Nem a crise na selecção serve para convocar o telespectador

Julho 2, 2010

Os dias 29 e 30 de Junho ficaram marcados pelo Portugal X Espanha dos oitavos de final da prova. A derrota portuguesa foi acompanhada por uma série de momentos de discussão e reflexão em torno do futuro da Selecção e do respectivo treinador Carlos Queiroz. Contudo, esses espaços permaneceram longe do raio de participação do telespectador.

Olhando para esses dois dias turbulentos de Portugal na África do Sul, verificamos que os canais generalistas e informativos colocaram no ar 46 emissões dedicadas à discussão da derrota portuguesa e às confusões ocorridas entre os elementos da comitiva lusa após o desafio. Ora, em apenas 11 dessas emissões houve abertura para a participação do telespectador e através dos canais habituais – fóruns de participação das estações temáticas. O e-mail, o telefone e as redes sociais continuam a ser os canais de comunicação facultados em maior número aos telespectadores.

Já no que toca à presença em estúdio dos convidados, as conclusões também não variam muito em relação às anteriores observações. Em apenas 18 das 46 emissões houve lugar para a presença de um convidado em estúdio. E, tal como a análise semanal nos mostra, os jornalistas continuam a ser a classe profissional mais requisitada para ir à televisão discutir o Mundial.

Entre os 36 convidados presentes em estúdio, 20 eram jornalistas. Nenhuma outra classe profissional se aproxima sequer desse número, estando os treinadores (6) e os ex-futebolistas (5) em segundo e em terceiro lugares na lista das profissões mais requisitadas para comentar o futebol.

A origem predominante dos convidados das televisões nos dias 29 e 30 para discutir o futebol é a Grande Lisboa (25). Apenas 9 convidados eram oriundos do Norte de Portugal, sendo que a região Centro e, no plano internacional, a América do Sul contam com um convidado cada. A maior parte dos convidados  foram do sexo masculino (35) e estão ligados ao futebol (27).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: