h1

O Mundial da TV

Julho 2, 2010

A terceira semana de análise das emissões televisivas dedicadas ao Mundial da África do Sul não revelou novas tendências. Pelo contrário, reforçou as conclusões das semanas anteriores no que à participação do telespectador e à presença de convidados em estúdio diz respeito.

Analisadas as emissões compreendidas entre 26 de Junho de 2010 e as 10h do dia 2 de Julho de 2010, e tendo em conta os conteúdos emitidos pelos três canais generalistas e os três canais temáticos de informação, verificámos que o telespectador continua ausente do debate televisivo. Nas 124 emissões estudadas, em apenas 22 foram abertos canais de participação para o telespectador, a maior parte através dos meios habituais – fóruns e programas de debate nocturnos dos canais temáticos.

Em relação à presença de convidados nos programas, a terceira semana de estudo reforça ambas as tendências verificadas anteriormente. Primeira: o número de emissões que conta com a participação de convidados é inferior àquelas que não têm mais ninguém em estúdio para lá do pivot. Segunda: quando existe espaço para a presença de uma outra figura na emissão, por norma o convidado é jornalista.

Nas 124 emissões estudadas, mais de metade (67,7 % o que corresponde a 84 emissões) não abriu lugar a qualquer convidado em estúdio. E, nos casos em que foram chamados novos actores aos plateaux de informação, o mais comum foi a presença de jornalistas no cenário. De entre os 85 convidados, 49 eram jornalistas, de longe a profissão mais chamada para discutir o Mundial. Treinadores e ex-futebolistas completam o pódio das profissões mais solicitadas nas tertúlias futebolísticas da televisão portuguesa em tempo de Mundial.

Para além de jornalista, o típico convidado dos programas onde em cima da mesa está o Mundial vem da Grande Lisboa (55), tem uma ligação directa ao mundo do futebol (67) e é homem (83).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: